Webmail
sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias

publicado em 07/12/2017

Mobilização marca dia decisivo para Caixa 100% Pública

O Conselho de Administração (C.A.) da Caixa se reúne hoje, 07 de dezembro. De acordo com informações divulgadas por diversos meios de comunicação, a pauta da reunião prevê a deliberação para mudança da natureza jurídica da empresa, transformando-a em Sociedade Anônima (S.A.), antessala de sua abertura de capital, ou privatização.

A abertura de capital da Caixa é um assunto que interessa diretamente aos bancos privados. Com a operação, passaria a ter uma gestão "de mercado", que privilegiando o retorno ao acionista, ao invés de priorizar o cumprimento das políticas públicas - que tem como objetivo melhorar a vida dos cidadãos do país. Outro efeito deste "alinhamento", proveniente da alteração no foco de atuação do banco público, seria a redução da concorrência no mercado bancário para a população, fruto da mudança nos valores e na filosofia do banco.

"A Caixa, além da reconhecida função de ser o banco responsável pela execução das principais políticas públicas do país, também é fundamental para o fomento da economia, oferecendo à população uma alternativa aos bancos privados, e estimulando uma concorrência de fato no setor. Este papel de regulação do mercado, além das suas funções como executora das políticas públicas, corre risco com sua transformação em S.A.", explica Aline Molina, presidenta da Federação dos Bancários da CUT de São Paulo (FETEC-CUT/SP).

Mobilização - Para denunciar mais este ataque do grupo que ocupa o governo federal, o movimento sindical realizou, hoje, mais um ato de defesa da Caixa, buscando ampliar o envolvimento entre os trabalhadores do banco público e a população, que será duramente afetada com a medida. Foi distribuída uma cartilha e uma carta aberta à sociedade. "A luta pelos bancos e empresas públicas deve continuar, e se intensificar ainda mais. Não podemos permitir que os interesses de alguns se sobreponham aos interesses públicos", finalizou Aline.

  Fonte: FETEC-CUT/SP
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil