Webmail
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias

publicado em 27/11/2017

Debate sobre instrumento de combate ao assédio moral não avança

Mesa de negociação da Comissão Bipartite de Acompanhamento da Cláusula de Prevenção de Conflitos no Ambiente de Trabalho, realizada nesta segunda-feira (27), na sede da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), terminou mais uma vez sem respostas positivas às reivindicações dos trabalhadores.

O assédio moral foi o ponto central discutido pela Comissão, que ressaltou a importância da estratificação dos dados de denúncias sobre assédio moral e outros casos de adoecimentos no ambiente de trabalho, requerida pelos representantes dos trabalhadores na última reunião, e a redução do prazo para a solução das denúncias. Os representantes dos trabalhadores reivindicam uma apresentação semestral das informações para serem analisadas 

A análise das denúncias recebidas pelo movimento sindical aponta para o aumento do adoecimento psicológico da categoria. "Tanto a estratificação, como a redução do prazo de apuração, são fundamentais para que possamos efetivamente trabalhar com a prevenção e redução do número de adoecimentos. Afinal de contas, este é o objetivo da cláusula. E só a estamos usando, para constatar algo que já ocorreu e não como instrumento que previne e elimina o conflito”, afirma Rosângela Lorenzetti, secretária de Saúde da FETEC-CUT/SP. Além disso, os representantes dos bancários levantaram uma nova questão sobre retaliações submetidas aos trabalhadores que realizam denúncias, o que dificulta a realização das denúncias. 

O movimento sindical entende que o instrumento vai além de ser um receptor de denúncias e tem como objetivo trabalhar na evolução dos métodos de prevenção de conflitos e melhorias de condições de trabalho. A expectativa é de que na próxima reunião, a ser realizada em 2018, os pontos debatidos possam avançar e que as reivindicações sejam atendidas.


  Fonte: FETEC-CUT/SPcom Contraf
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil