Webmail
sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias

publicado em 26/10/2017

Audiências debatem importância dos bancos públicos nos municípios

Dando continuidade às audiências públicas em defesa dos bancos públicos, promovidas pelas entidades sindicais nas câmaras municipais, na sexta-feira (20) o Plenário do Legislativo de Guarulhos contou com uma grande presença de bancários, dirigentes sindicais, vereadores, um deputado estadual, munícipes e militantes do movimento de luta por moradia da ocupação Hugo Chaves na audiência pública contra o fechamento de agências bancárias do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

Os bancos públicos são responsáveis pelo financiamento das moradias populares e pelo crédito agrícola subsidiado. O fechamento das agências bancárias nas periferias das cidades é uma ação que propõe um Estado mínimo, prejudica o desenvolvimento local, dificulta a reforma agrária, interfere na concessão de crédito, atrapalha o comércio e empurra os empresários para fora da cidade por falta de infraestrutura.

Pesquisas realizadas pelas entidades sindicais e pelo Dieese mostram que os bancos públicos, em muitos municípios, detêm participações relevantes, por exemplo, na oferta de crédito, o que demonstra que são fundamentais para o fomento da economia local, além de sua inequívoca importância na execução das políticas públicas que promovem a igualdade social.

Confira as datas das próximas audiências públicas:

26/10 - Câmara Municipal de Araraquara

27/10 – Câmara Municipal de Diadema

27/10 – Câmara Municipal de Osasco

07/11 - Assembleia Legislativa de São Paulo

Audiências já realizadas:

21/09 – Câmara Municipal de Embu das Artes

28/09 – Câmara Municipal de Carapicuíba

29/09 – Câmara Municipal de Santo André

06/10 – Câmara Municipal de Barueri

18/10 – Câmara Municipal de Limeira

18/10 – Câmara Municipal de São Paulo

18/10 – Câmara Municipal de Catanduva.

20/10 – Câmara Municipal de Guarulhos

Mesa permanente de negociação com a Caixa

A Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa) se reúnem com a direção do banco público na quinta-feira (26), em Brasília. Entre outros pontos, a representação dos bancários vai cobrar mais contratações; reversão dos descontos e reflexos na carreira dos empregados que aderiram à paralisação de 15 de março e as greves gerais dos dias 28 de abril e 30 de junho; e o não fechamento de agências, em especial as que atendem a população mais pobre, localizadas nas periferias, onde bancos privados não tem o interesse de atuar.

Clique aqui e saiba mais sobre a reunião.

Fonte: FETEC-CUT/SP
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil