Webmail
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias

publicado em 20/09/2017

Bancários reivindicam programa de diversidade

A reunião da Comissão Bipartite, realizada na terça-feira (19), abriu a possibilidade da criação de um programa pela diversidade dos bancos. Os representantes dos bancos atenderam a reivindicação dos bancários e apresentaram as práticas de diversidades feitas pelas instituições. Em cima das informações, o movimento sindical reivindicou a construção de um programa comum de diversidade.
 
Os representantes dos bancários apresentarão no próximo encontro uma proposta inicial do programa. Já os bancos, por sua vez, trarão os números atualizados de Pessoas com Deficiência (PCDs) no sistema financeiro.
 
Lembrando que mesmo depois de 26 anos da Lei 8.213/91, que trata da contratação de PCDs, o setor financeiro ainda não cumpre a lei, tendo apenas 3% das vagas preenchidas (veja na tabela abaixo a quantidade de trabalhadores que deveria ser contratada).
 
Art. 93 - a empresa com 100 ou mais funcionários está obrigada a preencher de dois a cinco por cento dos seus cargos com beneficiários reabilitados, ou pessoas portadoras de deficiência, na seguinte proporção:
 
- até 200 funcionários.................. 2%
- de 201 a 500 funcionários........... 3%
- de 501 a 1000 funcionários......... 4%
- de 1001 em diante funcionários... 5%
 
“É preciso que as empresas do sistema financeiro sejam responsáveis e cumpram o papel social de inclusão”, ressalta Crislaine Bertazzi, secretária de Políticas Sociais da Federação dos Bancários da CUT de São Paulo (FETEC-CUT/SP).
 
Para a dirigente, a Campanha Nacional dos Bancários tem neste canal de negociação um importante espaço para apresentação das preocupações referente às contratações, acessibilidade e ascensão profissional, visando alcançar a igualdade respeitando as diferenças. “Aguardamos também o retorno da pauta de reinvindicações entregue em outro momento pela secretaria de Combate ao Racismo da Contraf”, conclui Crislaine.
 
A próxima reunião acontece em novembro, com data a ser definida.


  Fonte: FETEC-CUT/SP
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil