Webmail
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias

publicado em 01/09/2017

Acordo de dois anos garante aumento real de 1%

Para 2017, o acordo de dois anos da categoria assegura a manutenção de todas as conquistas previstas pela CCT e acordos específicos, além da reposição total da inflação (INPC, medido pelo IBGE) mais 1% de aumento real para salários e demais verbas à partir de 01 de setembro de 2017. Com a divulgação do INPC do mês de agosto, o reajuste a ser aplicado será conhecido. O IBGE tem até dia 12 de setembro para divulgar o índice da inflação. A previsão, porém, é que isso ocorra no dia 06.

Os bancos terão até 30 de setembro para depositar os valores referentes à antecipação da PLR dos trabalhadores.

O acordo assinado, no ano passado, com a Fenaban, pode ser considerado uma vitória da organização da categoria bancária em uma conjuntura de ataque a direitos trabalhistas, de crise política e econômica.

Campanha Nacional 2017 - durante a 19ª Conferência Nacional da categoria, foi discutido um plano de lutas e foi aprovada uma pauta com 21 pontos, que foi entregue à Fenaban, em 08 de agosto, para buscar garantir aos bancários a manutenção de direitos e condições de trabalho conspurcados pelas leis 13.467/2017 e 13.429/2017, da "reforma trabalhista" e da terceirização, respectivamente.

O plano de lutas aprovado  na Conferência prevê ações em defesa do emprego e dos direitos (contra a alteração de pontos fundamentais da CLT), defesa dos bancos públicos, da democracia, do movimento sindical e aprofundamento das discussões nas mesas temáticas de Saúde do Trabalhador, Igualdade de Oportunidades, Segurança Bancária e de Acompanhamento da Cláusula de Prevenção de Conflitos.

Durante todo o ano vem ocorrendo as discussões dos grupos temáticos que ficaram acordados, onde são debatidos temas como a segurança e a saúde da categoria, a criação do centro de realocação contra demissões e as condições previstas na cláusula 57, para melhoria das relações de trabalho.
 

Leia mais:
 
Aprovada cláusula de criação de centros de realocação e requalificação profissional

Tire suas dúvidas sobre a Campanha Nacional 2017

Fonte: FETEC-CUT/SP
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil