Webmail
sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

publicado em 16/08/2017

Empregados da Caixa exigem respeito em Dia Nacional de Luta

Empregados da Caixa Econômica Federal realizaram ontem, terça-feira (15), um Dia Nacional de Luta para reivindicar mais valorização e respeito aos direitos, e protestar contra a precarização das condições de trabalho no banco.
 
Segundo Leonardo Quadros, dirigente da Federação dos Bancários da CUT de São Paulo (FETEC-CUT/SP) e da Apcef-SP, as medidas adotadas pela empresa têm provocado insegurança entre os trabalhadores e poderão comprometer ainda mais o já precarizado atendimento à população, por conta da redução do quadro de pessoal do banco, que deve se agravar com a reabertura do Programa de Demissão Voluntária Extraordinário (PDVE).
 
“Queremos reafirmar nosso posicionamento contra o fechamento de agências; contra o programa de Gestão de Desempenho de Pessoas (GDP), por meio do qual a Caixa passa a aplicar metas contratadas individualmente, para todos comissionados; contra a verticalização, que reorienta a atuação comercial do banco, relegando a segundo plano sua função social, e com reflexos na carreira dos empregados; e contra a terceirização, em defesa de melhorias nas condições de trabalho, por mais empregados e pela revogação do RH 037”, esclarece o dirigente.
 
A Caixa chegou a ter 101 mil empregados em 2014 e poderá ficar com menos de 90 mil, após os novos desligamentos voluntários. Com a reestruturação e menos trabalhadores, agências e áreas meio estão sendo fechadas. Quadro de pessoal e estrutura menores resultam em atuação menor da empresa. A reestruturação em curso causará prejuízo não somente aos empregados. A redução ou enxugamento de unidades trará impactos negativos em áreas vitais para a população, como o atendimento do FGTS, programas sociais, habitação, entre outros.
 
Os protestos do Dia Nacional de Luta tiveram como objetivo promover o debate da atual situação que a empresa atravessa e do projeto que a direção tenta impor ao banco (que prevê sua retração, com graves prejuízos à sociedade e aos trabalhadores da instituição), ampliando a mobilização dos empregados em torno destes temas.
 
As manifestações, organizadas no dia de reunião da mesa permanente de negociação, também alertaram os brasileiros para o processo de desmonte ao qual está sendo submetida a Caixa, uma instituição financeira centenária que tem contribuído para o desenvolvimento do país, por meio de programas de geração de emprego e renda, financiamento habitacional, incentivo ao turismo, redução da desigualdade regional, dentre outras.
 
Confira abaixo as ações realizadas pelos sindicatos filiados à base da FETEC-CUT/SP

Seeb Limeira participa do Dia Nacional de Luta dos Trabalhadores da Caixa
 
Bancários de Barretos realizam Dia Nacional de Luta em defesa da Caixa
 
Bancários de Mogi das Cruzes e região fazem Dia de Luta na Caixa
 
Seeb São Paulo - Dia Nacional de Luta exige respeito aos empregados da Caixa
 
Bancários de Catanduva reforçam Dia Nacional de Luta por mais respeito aos empregados da Caixa
 
Seeb Taubaté - Dia de Luta na CEF!
 
Bancários de Guarulhos participam do Dia de Luta da Caixa

  Fonte: FETEC-CUT/SP
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil