Webmail
quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias

publicado em 07/07/2017

Terceira mesa de saúde de 2017 é encerrada com impasse

Nesta quinta-feira 6, o Coletivo Nacional dos Trabalhadores se reuniu com representantes da Federação Nacional dos Bancos para dar continuidade às negociações da Comissão Bipartite de Saúde no Trabalho. A discussão girou em torno do instrumento de avaliação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).
 
“Precisamos identificar e combater o adoecimento da categoria Não queremos apenas avaliar pessoas e exames, mas o programa num todo, porque somente assim, iremos, de fato, descobrir as causas do adoecimento dos bancários que tem aumentado cada vez mais”, afirma Rosângela Lorenzetti, secretária de Saúde da FETEC-CUT/SP.
 
Esta foi a terceira reunião do ano para tratar do tema. Na primeira reunião, a Fenaban apresentou uma proposta de questionário para a avaliação. Os representantes dos trabalhadores não concordaram com a proposta e se propuseram a apresentar uma contraproposta na reunião seguinte. A Fenaban levou a proposta dos trabalhadores para avaliação dos bancos e, na reunião de quinta-feira, apresentou o posicionamento das instituições financeiras à contraproposta dos trabalhadores. Houve impasse entre as partes e o tema voltará ser debatido na próxima reunião, agendada para o dia 5 de setembro.
 
A proposta do movimento sindical está embasada na NR7, que estabelece os parâmetros mínimos e dá as diretrizes gerais a serem observados na execução do PCMSO. Porém, a Fenaban concordou com apenas três das 21 questões apresentadas pelos representantes dos trabalhadores, alegando que as propostas podem ser acatadas, mas não no questionário de avaliação do PCMSO.
 
Campanha Nacional de Saúde

A Contraf-CUT lançará durante a Conferência Nacional dos Bancários, que será realizada entre 28 e 30 de julho, em São Paulo, uma Campanha Nacional em Defesa da Saúde do Trabalhador do Ramo Financeiro.
 
Entre os outros objetivos, a campanha visa alertar sobre o grande índice de adoecimentos na categoria, estimular o registro dos casos para aprimorar a estatística e buscar melhorias para reduzir os casos.
 
  Fonte: FETEC-CUT/SP com Contraf
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil