Webmail
quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias

publicado em 12/04/2017

FETEC-CUT/SP debate conquistas e reivindicações na COE Bradesco

Em reunião entre a COE do Bradesco (Comissão Organizativa dos Empregados) e representantes do banco, realizada na terça-feira (11), foram asseguradas duas importantes conquistas aos funcionários da instituição: possibilidade de migração de valores entre vale-refeição e vale-alimentação, além da licença-adoção tanto para casais héteros como também para homoafetivos.

Estiveram presentes na reunião representantes da Federação dos Bancários da CUT do Estado de São Paulo (FETEC-CUT/SP), Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT (Contraf-CUT), Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, além de membros da COE de outros estados.

Segundo a presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Juvandia Moreira, a realização da reunião foi de extrema importância para avançar nos pontos de reivindicações dos funcionários do Bradesco. “Obtivemos importantes avanços na questão dos vales alimentação e refeição, onde cada bancário e bancária terá sua própria governabilidade. Outra importante conquista foi sobre a licença-maternidade garantida para casais do mesmo sexo, o que representa estabilidade tanto para a família quanto para a sociedade. Apesar destes importantes avanços, temos que intensificar a luta na defesa dos empregos, pois só a luta nos garante”, disse. 

Licença-adoção – O Bradesco informou que vai atender a reivindicação do movimento sindical e assegurar aos funcionários a licença-adoção, de igual período da licença-maternidade - que no caso dos bancários é ampliada para 180 dias, conforme Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria - tanto para casais héteros quanto para homoafetivos, incluída a estabilidade provisória no emprego até 60 dias após o término da licença. 

Para casais héteros, a mãe terá direito ao período da licença-adoção e o pai, à licença-paternidade ampliada de 20 dias. Já no caso dos homoafetivos, apenas uma pessoa do casal terá direito à licença-adoção.

VA e VR – O Bradesco também atendeu a reivindicação dos bancários para que seja possível escolher quanto receber no vale-alimentação e no vale-refeição, realizando a migração de valores entre ambos.

O banco informou que está em desenvolvimento uma alteração no SAP - sistema interno para funcionários - para que seja permitada a escolha ao bancário, até o dia 10 de cada mês, de qual valor receberá em cada cartão no crédito seguinte, realizado no dia 30. “O bancário pode optar por transferir qualquer valor do VA para o VR ou vice e versa, a qualquer momento, inclusive a 13ª cesta alimentação. Desde que não zere um dos cartões para não o deixar inativo”, explicou o coordenador da Comissão de Organização dos Empregados do Bradesco, Gheorge Vitti.

Outras questões – Na reunião também foram abordadas outras questões de interesse dos bancários do Bradesco, como o parcelamento do adiantamento de férias, vale-cultura e demissões.

Sobre o parcelamento do adiantamento de férias em até dez vezes sem juros - antiga reivindicação do movimento sindical para que o trabalhador não fique desassistido no retorno ao trabalho - os representantes do banco informaram que neste momento não será possível atender a demanda.

Quanto ao vale-cultura, os integrantes da COE levaram ao conhecimento do banco o fato de que bancários estão queixando-se de que não conseguem utilizar os créditos que possuem no cartão, que consta como cancelado. Os representantes do Bradesco esclareceram que para usar os créditos antigos o bancário deve entrar em contato com a empresa Alelo e solicitar a reativação.

Por fim, a COE cobrou o fim das demissões no Bradesco. Nos últimos três meses do ano passado o banco fechou 1.129 postos de trabalho. Somente em São Paulo, Osasco e região, entre dezembro e janeiro, 533 empregos foram extintos.

Para Maria de Lourdes, a Malu, diretora da FETEC-CUT/SP e funcionária do Bradesco, este é um momento importante para os funcionários do banco. Pois, ao avançar em pautas específicas, abrimos o precedente para que o debate seja ampliado e chegue a se tornar conquista na CCT dos bancários. “Levamos discussões como estas para outros fóruns para que toda a classe trabalhadora seja beneficiada, a exemplo da licença maternidade de 180 dias, uma conquista das trabalhadoras bancárias”, explica.

Assembleias no mês de maio

Na ocasião, foi dado informe ao banco que no mês de maio serão realizadas assembleias para aprovação junto aos trabalhadores para os seguintes acordos:

- Ponto Eletrônico;

- CIPA treinet;

- Bradesco Financiamentos.

“Vale ressaltar que é importante que exista uma mesa permanente com o banco para que a gente aproxime a realidade vivida pelo bancário e a realidade vivida pela direção do banco”, afirma a dirigente da FETEC-CUT/SP.

Demissões continuam e banco não age com transparência

Na defesa do emprego, a COE do Bradesco cobrou do banco explicações sobre o número de demissões. Mesmo com os altos lucros obtidos nos últimos anos (em 2016 o lucro líquido foi de R$ 17,121 bilhões), o Bradesco segue eliminando postos de trabalho. Entre março de 2012 e junho de 2016 foram extintos 15.678 postos de trabalho. Somente entre setembro e dezembro de 2016 foram 1.129 demissões. O número de agências também encolheu, passando de 5.337, para 5.314 no mesmo período. Em 2017, no primeiro trimestre, cerca de 1.200 bancários(as) foram demitidos.

Com informações da Contraf-CUT e Seeb/SP. 

  Fonte: FETEC-CUT/SP
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil