Webmail
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias

publicado em 07/04/2017

Dia Mundial da Saúde – 07 de abril

A proposta da Organização Mundial da Saúde (OMS) no Dia Mundial da Saúde, lembrado hoje (7) de abril, é alertar sobre a depressão. A doença, segundo a entidade, afeta pessoas de todas as idades e estilos de vida, causa angústia e interfere na capacidade de o paciente fazer até mesmo as tarefas mais simples do dia a dia.

O número de pessoas que vivem com depressão, segundo a OMS, está aumentando – 18% entre 2005 e 2015. A estimativa é que, atualmente, mais de 300 milhões de pessoas de todas as idades sofram com a doença em todo o mundo. O órgão alertou ainda que a depressão figura como a principal causa de incapacidade laboral no planeta.

Segundo a diretora de Saúde e Condições de Trabalho da FETEC-CUT/SP, Rosângela Lorenzetti, a depressão no ambiente do trabalho é um caso crônico. “As causas mais comuns responsáveis pelo quadro de depressão laboral estão o assédio moral, o assédio sexual, a discriminação, o estresse, longas jornadas de trabalho, a competitividade dentro e fora da empresa e a ansiedade por resultados”, explica.

Números no Brasil

De acordo com a OMS, cerca de 5,8% da população brasileira sofrem de depressão – um total de 11,5 milhões de casos. O índice é o maior na América Latina e o segundo maior nas Américas, atrás apenas dos Estados Unidos, que registram 5,9% da população com o transtorno e um total de 17,4 milhões de casos.

Depressão no trabalho

A depressão é responsável por retirar do mercado de trabalho milhares de profissionais todos os anos. Em 2016, 75,3 mil trabalhadores foram afastados em razão do mal, com direito a recebimento de auxílio-doença em casos episódicos ou recorrentes. Eles representaram 37,8% de todas as licenças em 2016 motivadas por transtornos mentais e comportamentais, que incluem não só a depressão, como estresse, ansiedade, transtornos bipolares, esquizofrenia e transtornos mentais relacionados ao consumo de álcool e cocaína. 

No ano passado, mais de 199 mil pessoas se ausentaram do mercado e receberam benefícios relacionados a estas enfermidades, o que supera o total registrado em 2015, de 170,8 mil. A própria OMS alerta que, até 2020, a depressão será a doença mais incapacitante do mundo.

“O assédio moral e a pressão por produtividade e metas, a completa ausência de condições mínimas para exercer as funções, as imposições por cumprir tarefas são fatores de adoecimento do bancário. Por isso, precisamos lutar para que não haja nenhum tipo de retrocesso nas relações de trabalho”, conclui a diretora.

  Fonte: FETEC-CUT/SP
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil