Webmail
terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias

publicado em 22/03/2017

Mulheres serão ainda mais prejudicadas com a terceirização irrestrita

Os trabalhadores brasileiros estão na mira de retrocessos do governo ilegítimo de Temer que tem a bancada do Congresso mais conservadora dos últimos tempos. São vários os projetos que atacam diretamente os direitos adquiridos com anos de luta pela classe trabalhadora. Entre eles o Projeto de Lei 4302, que amplia a terceirização para todas as atividades. Com a aprovação desse PL, as mulheres serão ainda mais prejudicadas.
 
É sabido que a maior parte dos terceirizados são mulheres (cerca de 63%) e segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego do DIEESE (2014), os trabalhadores que são terceirizados recebem uma média de 24,7% a menos que os funcionários contratados diretamente pela empresa fim. Além disso, as mulheres ganham em geral somente 80% do salário dos homens, que exercem as mesmas funções.
 
“As mulheres são discriminadas no mercado de trabalho ao terem salários inferiores e receberem menos promoções que os homens. Com a legitimação da terceirização irrestrita, as mulheres serão ainda mais prejudicadas”, afirma Aline Molina, presidenta da FETEC-CUT/SP.
 
Além de salários menores, os terceirizados trabalham em média 4 horas diárias a mais que os contratados. “Isso trará ainda mais desigualdade na oportunidade de trabalho para as mulheres, já que ainda temos uma sociedade que as colocam como as únicas responsáveis pelo cuidado da casa e dos filhos”, explicou Crislaine Bertazzi, secretária de Políticas Sociais da FETEC-CUT/SP.
 
Outro problema trazido pela terceirização é a segurança no trabalho, já que a empresa não se responsabiliza por acidente de trabalho, além de não ter direitos trabalhistas e ter sua representação fragilizada. “O movimento sindical sempre esteve à frente das lutas que levaram as conquistas dos trabalhadores. E, com a terceirização, os trabalhadores terão sua representação enfraquecida”, completa Aline.
  Fonte: FETEC-CUT/SP
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil