Webmail
terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias

publicado em 17/03/2017

Paternidade responsável: dirigentes participam de curso de formação

Nestas quinta e sexta-feira (15 e 16) foi realizado pela FETEC-CUT/SP e Contraf, na capital paulista, o curso sobre Paternidade Responsável direcionado para dirigentes sindicais.
 
A conquista da Campanha Nacional Unificada 2016 está prevista na cláusula 26 da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria e na Lei 13.257, em vigor desde 8 de março de 2016 (artigos 38, 39 e 40). O curso visa esclarecer e formar os representantes dos trabalhadores sobre as políticas públicas para a primeira infância e abordar temas visando superar a divisão de papéis imposta por uma sociedade patriarcal, onde somente as mulheres são responsáveis pela casa e pelos filhos.
 
“A inclusão dessa cláusula foi uma conquista importante da categoria e temos que cobrar sua aplicação. Os bancários sempre frisaram a importância das relações compartilhadas, já que a sobrecarga de trabalho prejudica a mulher não somente nas tarefas domésticas, mas também em sua ascensão no mercado de trabalho, que além dessa dificuldade de promoção ganha menos exercendo a mesma função de um homem”, afirma Crislaine Bertazzi, secretária de Políticas Sociais da FETEC-CUT/SP.
 
Os sindicatos de Presidente Prudente, Mogi das Cruzes, Assis, Taubaté, Jundiaí, ABC, Guarulhos, Limeira e Catanduva filiados à federação cutista participaram do curso.
 
“Viemos com a intensão de levar orientação aos dirigentes e bancários de nossa base. O curso foi muito esclarecedor e abordou vários aspectos da infância, como a educação diferenciada para a construção de um mundo melhor”, disse Elienei Soares Ribeiro, secretária geral do Seeb Presidente Prudente.
 
“Compartilhar conhecimento sempre é muito importante em qualquer situação. Esse curso é muito rico, pois são informações que todos precisam ter. Levarei todo esse aprendizado ao sindicato. Além disso, precisamos deixar claro para o bancário que essa é uma importante conquista da categoria”, reforçou Marcelo Mota, secretário de Comunicação do Seeb Assis.
 
Os seebs Jundiaí, SBC e São Paulo já estão realizando o curso. “Nesta quinta-feira foi a conclusão da primeira turma do curso no nosso sindicato. Foi muito importante podermos participar desse momento único na vida dos pais. Agora, com mais informações será possível a construção dos próximos cursos, além de ajudar no dia a dia dos dirigentes na atuação do ‘sindicato cidadão’ e como cidadã”, explica Letícia Mariano, secretária geral do Seeb Jundiaí.
 
  Fonte: FETEC-CUT/SP
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil