Webmail
terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias

publicado em 23/02/2017

Bancários do Santander se mobilizam contra práticas antissindicais nos EUA

Trabalhadores do Santander de todo o mundo uniram-se para apoiar o direito à sindicalização de funcionários do banco espanhol nos Estados Unidos. A manifestação coordenada pela UNI Global Union, por meio do setor de finanças (UNI Finanças), foi deflagrada na terça-feira 21 nos países onde o Santander atua.
 
Os Estados Unidos reúnem, sozinhos, aproximadamente um terço dos bancários de todo o mundo. Mas, lá os sindicatos representam trabalhadores por empresa e somente podem ser instituídos se mais da metade dos funcionários aprovar sua criação. “Os bancos realizam práticas antissindicais para inibir, ou impedir a criação das entidades de representação dos trabalhadores. Por isso, funcionários do Santander de diversos países precisam fazer pressão junto ao banco espanhol para que tais práticas não aconteçam”, explicou Alberto Maranho, secretário de Bancos Privados da Federação dos Bancários da CUT de São Paulo (FETEC-CUT/SP) e funcionário do Santander.
 
“O Santander nos Estados Unidos exerce práticas antissindicais como perseguições e demissões de trabalhadores que tentam se organizar em sindicatos. Queremos que o banco se comprometa a não interferir no direito à sindicalização dos seus empregados. O capital não reconhece fronteiras, portanto a luta dos trabalhadores também deve ser internacional”, destacou Rita Berlofa, presidenta da UNI Finanças e bancária do Santander.
 
O impedimento à organização sindical gera graves consequências aos trabalhadores do Santander no principal centro financeiro mundial. “Uma grande parte dos funcionários necessita de ajuda do governo para sobreviver. É inaceitável que qualquer trabalhador do setor mais lucrativo do planeta necessite de auxílio para complementação de renda, e isso ocorre porque eles não têm uma voz que os represente, não têm assegurado o direito à livre organização sindical”, disse Rita.
 
Leia também:
Bancários de Guarulhos se solidarizam com funcionários do Santander nos EUA
Solidariedade aos bancários do Santander nos EUA
 
  Fonte: FETEC-CUT/SP, com Seeb/SP
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil