Todos os sindicatos filiados à Federação dos Bancários da CUT de São Paulo (FETEC-CUT/SP) devem analisar situações que envolvam condições de trabalho na Caixa Econômica Federal e encaminhar os apontamentos para FETEC-CUT/SP até quarta-feira (9). A Federação vai consolidá-los e enviá-los para o Fórum Condições de Trabalho na Caixa debater para construir soluções para os problemas apontados e promover ações preventivas.
“O Fórum é uma conquista da Campanha Nacional dos Bancários de 2013. Faz parte da organização e luta contínua pela ampliação, consolidação e garantia de direitos dos trabalhadores. Ele permite o diálogo com as Gerências Integradas Regionais de Pessoas (Gipes) para que sejam encontradas soluções e prevenção a problemas de rotina verificados nas condições de trabalho, jornada, assédio moral, acompanhamento de resultados e falta de estrutura, entre outras”, explicou a diretora executiva da FETEC-CUT/SP e funcionária da Caixa, Jackeline Machado.
O Fórum tem reuniões regionais mensais, por demanda dos sindicatos, e sua dinâmica prevê a solução dos problemas tratados em nível regional em até 30 dias. Todos os sindicatos da base da FETEC-CUT/SP devem participar dos fóruns seja o da Gipes SP ou o da Gipes Campinas. O funcionamento dos fóruns já foi abordado em do Coletivo Estadual da Caixa.
COMPOSIÇÃO DO FÓRUM
Representantes CAIXA:
Composto por: Gestor da GIPES (Coordenador regional do Fórum pela CAIXA), Gestor da GILOG, Gestor da SR (conforme área da ocorrência), Gestor da GISEG, Gestor da GIRET, advogado CAIXA e representante do SESMT.
Representantes Contraf:
Composição e critérios definidos pela CONTRAF
FORMA DE ATUAÇÃO:
- 1 reunião mensal para o Fórum Regional e 1 reunião quadrimestral para o Fórum Nacional;
- A representação do sindicato encaminha, ao gestor da GIPES, a pauta com antecedência, mínima, de 8 dias úteis;
- O gestor da Gipes avalia se o assunto é pertinente à atuação do Fórum; (escopo - fato; quem deu causa; provas ou testemunhas; se não existe descumprimento de MN);
- Não sendo pertinente ao Fórum, o assunto é encaminhado à área competente e ao Fórum Nacional;
- O gestor da Gipes levanta as informações junto à área da ocorrência / denunciado e ao seu gestor imediato. (in loco / por e-mail, na caixa pessoal com #20);
- O Fórum possibilita o entendimento entre as partes, avaliando se existe proposta de solução, ou decide sobre o encaminhamento da ocorrência para a Surbe01– Ética e Disciplina, nas questões que envolvam estratégia / política empresarial ou atuação da Comissão de Ética;
- As questões que envolvam estratégia empresarial são apresentadas para avaliação da Geing, quanto à pertinência de serem levadas à Mesa de Negociação;
- As questões que envolvam aspectos éticos ou disciplinares são remetidas à Comissão de Ética ou para apuração disciplinar, respectivamente;
- O prazo de construção da solução é de até 30 dias, prorrogáveis mediante negociação entre as partes, no caso de solicitação de diligências;
- Devem ser elaboradas Atas, com as devidas assinaturas, em todas as reuniões;
- A cada 15 dias é disponibilizado um relatório da situação da ocorrência.