Webmail
terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias

publicado em 29/07/2016

Trabalhadores têm seus direitos atacados faz muito tempo

“As forças que derrubaram Dilma são as mesmas que derrubaram Jango e que estão organizando uma ofensiva da direita em diversas partes do mundo”. “Há muito tempo os trabalhadores têm seus direitos atacados”. Estas duas frases ditas respectivamente, pelos palestrantes Ricardo Lodi Ribeiro e por Bernardo Mançano Fernandes, sintetizam a reflexão do painel “Novas Ofensivas aos Direitos dos Trabalhadores”, o segundo do seminário nacional Sistema Financeiro e Sociedade, que aconteceu nesta sexta-feira (29) em São Paulo e foi organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf).
 
Ricardo Lodi Ribeiro, presidente do Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz), ressaltou que a elite financeira não quer que haja mudanças no país. “Eles praticamente não pagam impostos. Quem sustenta esse país é a classe média. A tributação sobre o consumo equivale a quase três vezes a tributação sobre a renda. A política é discutida a partir dos interesses do mercado”, disse.
 
Para Ribeiro, a sociedade brasileira precisa se organizar para impedir os ataques aos direitos dos trabalhadores e exigir mudanças no sistema de tributação do país. “Os ricos sempre souberam defender seus interesses. A sociedade precisa aprender a fazer política”.
 
Bernardo Mançano Fernandes, co-autor do livro "A formação do MST no Brasil", lembrou ainda da importância da terra em nosso país e dos projetos que busca liberar a venda de terras para estrangeiros. “Eles não têm preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade. Já destruíram todas as terras de seus países, agora querem fazer o mesmo com as nossas. O que Brasil precisa é fazer a reforma agrária, garantir a terra para quem trabalha nela”, lembrando que está em jogo a produção da agricultura familiar, orgânica, contra a produção em larga escala, com agrotóxicos.
 
CURRÍCULO DOS PALESTRANTES
Ricardo Lodi Ribeiro, bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, mestre em Direito Tributário pela UCAM, Doutor em Direito e Economia pela UGF, Professor Adjunto de Direito Financeiro da UERJ, Presidente do Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (SINPROFAZ) e membro do Conselho Superior da Advocacia-Geral da União (AGU).
 
Bernardo Mançano Fernandes, graduado em Geografia (1988), mestrado em Geografia Humana (1994) e doutorado em Geografia Humana (1999) pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado pelo Institute for the Study of Latin American and Caribbean - University of South Florida (2008Professor Livre-Docente pela UNESP (2013). Professor dos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista (Unesp, campus de Presidente Prudente. Coordenador da Cátedra UNESCO de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial.


Fonte: FETEC/SP
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil