Webmail
quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias

publicado em 01/07/2016

Bancários se preparam para a 18ª Conferência Nacional entre os dias 29 e 31 de julho

Comunicado enviado pela Contraf-CUT orienta entidades sindicais para a Conferência, que construirá a pauta de reivindicações da categoria.

A categoria bancária se prepara para dar início à Campanha Nacional 2016. Por todo o país, bancários debatem, em conferências regionais, as principais demandas, que serão apresentadas na 18ª Conferência Nacional dos Bancários, para construção da pautaÂunificada de reivindicações,Âentre os dias 29 e 31 de julho, no hotel Holiday Inn, no Parque Anhembi, em São Paulo.

O presidente da Contraf-CUT, Roberto von der Osten, ressalta que o encontro nacional deste ano acontece num momento ímpar da história brasileira, marcado por várias ameaças à classe trabalhadora.

"Um golpe legislativo, midiático e judicial, patrocinado pelas elites empresariais, coloca em risco os bancos públicos e ameaça os nossos direitos duramente conquistados. Foram anos de lutas e sacrifícios para reunir o que temos acumulado na Convenção Coletiva Nacional, esta mesma, uma conquista de 23 anos. Mais do que nunca precisamos organizar o movimento e mobilizar os bancários”, avalia Roberto von der Osten.

Entre os eixos para a Conferência Nacional dos Bancários estão emprego, saúde do trabalhador, segurança bancária, condições de trabalho, remuneração e estratégias para organização da luta e disputa da sociedade.

“Além dos problemas gerados pelo golpe, uma reestruturação produtiva está ampliando a velocidade das novidades tecnológicas no sistema financeiro e os nossos empregos estão minguando. Os bancos estão se transformando em aplicativos: os UBER financeiros. Só nos cinco primeiros meses deste ano 6 mil postos de trabalho desapareceram. Temos que fazer prevalecer nossa histórica unidade para enfrentar esta nova realidade. Vai ser um ano difícil, mas venceremos. Golpistas não passarão!", afirma o presidente da Contraf-CUT.

Para a 18ª Conferência Nacional são esperados 695 bancários, entre delegados natos e eleitos por federações, além de observadores brasileiros e de outros países.

Seminário: “Sistema Financeiro e Sociedade”

Antes da abertura solene da Conferência, os bancários participam do Seminário: “Sistema Financeiro e Sociedade”, com três painéis:

Painel 1 - “Transformações no Sistema Financeiro e seus impactos no Mundo do Trabalho”

Painel 2 – “ Novas Ofensivas aos Direitos dos Trabalhadores”

Painel 3 -ÂFórum da Resistência – “O Brasil que Queremos”

Participação na 18ª Conferência

A Contraf-CUT orienta as federações a buscarem contemplar as cotas de gênero em 30% na eleição dos delegados.

1)ÂDelegados natos Serão delegados natos à 18ª Conferência Nacional dos Bancários os 35 (trinta e cinco) componentes do Comando Nacional dos Bancários, sendo:

-Um (a) representante de cada uma das 10 federações, eleitos em seus fóruns/instâncias – FETRAFI/RS, FETEC/SC, FEEB/SP-MS, FETEC/SP, FETRAFI/RJ-ES, FETEC/CN, FETRAF/MG, FEEB/BA-SE, FETRAFI/NE e FETEC/PR;

- Um (a) representante da CONTRAF/CUT;

- Um (a) representante de cada uma das seguintes entidades: Seeb ABC, Seeb Acre, Seeb Alagoas, Seeb Amapá, Seeb Bahia, Seeb Belo Horizonte, Seeb Brasília, Seeb Campinas, Seeb Campo Grande, Seeb Ceará, Seeb Curitiba, Seeb Espírito Santo, Seeb Florianópolis, Seeb Mato Grosso, Seeb Pará, Seeb Paraíba, Seeb Piauí, Seeb Porto Alegre, Seeb Rio de Janeiro, Seeb Rondônia, Sintraf Roraima, Seeb São Paulo, Seeb Sergipe e Seec Pernambuco.

2)ÂDelegados eleitos Serão eleitos, no total, 599 bancários (as) - delegados (as) e observadores (as) - para a 18ª Conferência Nacional dos Bancários, conforme distribuição de delegações por federações, a seguir:

 

FEDERAÇÕES

DELEGADOS

OBSERVADORES

FETEC/SC

11

1

FEEB/BA-SE

29

3

FETRAF/MG

48

5

FETEC/PR

32

3

FETRAFI/RS

39

4

FETRAFI/NE

46

5

FEEB/SP-MS

54

5

FETEC/CN

61

6

FETRAFI/RJ-ES

80

8

FETEC/SP

199

20

Total de delegados eleitos

599

61

Comando Nacional

35

 

TOTALÂÂGERAL

634

695

 

Conferências Regionais

Cada Federação é responsável por organizar a sua Conferência Regional, que deve ocorrer, no máximo, até o dia 17 de julho de 2016, e seus resultados e deliberações deverão ser enviados para o e-mail da Contraf-CUT até às 18h do dia 18 de julho para sistematização em formulário que será enviado em um próximo comunicado.

As conferências regionais deverão privilegiar os debates sobre a minuta de reivindicações e remeter suas propostas para deliberação na Conferência Nacional.

Para participar da Conferência Nacional o (a) delegado (a) precisa ter participado da sua Conferência Regional e lá tenha sido eleito. Cada federação tem direito a inscrever até 10% (dez por cento) de observadores do total de sua delegação. Em breve será disponibilizado link para inscrição eletrônica dos (as) delegados (as) e observadores (as).

Credenciamento

O credenciamento ocorrerá no local da 18ª Conferência Nacional, no hotel Holiday Inn, no Parque Anhembi, em São Paulo, com início no dia 28 de julho (quinta-feira), das 15 às 19h. Seguindo no dia 29 (sexta-feira), das 8:30 às 19h, e no dia 30 (sábado), das 08h30 às 13h.

Em caso de demanda, uma creche será montada no evento, para crianças de 01 a 07 anos de idade. A Contraf-CUT orienta que os delegados (as) que tiverem interesse no serviço, que entrem em contato com a Confederação até às 18h do dia 21 de julho, através do e-mail da Contraf-CUT com assunto específico “CRECHE”.

Fonte: Contraf-CUT

  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil